Início » Incubadoras / Aceleradoras » Yunus Brasil abre inscrições para acelerar negócios sociais

Yunus Brasil abre inscrições para acelerar negócios sociais

Postado por Cécile Petitgand 8 de setembro de 2014 Deixe um comentário

yunus-negócios-sociais

Prazo encerra dia 17 de setembro e a novidade desta edição é a seleção no Rio de Janeiro, além de São Paulo.

A Yunus Negócios Sociais aceita inscrições para novas turmas de incubação e aceleração até 17 de setembro. Serão escolhidos sete projetos em São Paulo e outros sete no Rio de Janeiro. A seleção será feita pela organização do programa e usará como base três critérios principais: o potencial de impacto social da iniciativa, a solidez da ideia e a qualidade dos empreendedores que lideram o negócio.

Os candidatos poderão se inscrever pelo site www.yunusnegociossociais.com/#!incubadora/cee5cada. Neste novo ciclo de incubação, cada cidade terá um foco específico: no Rio, ficarão os negócios voltados para territórios de baixa renda e comunidades, privilegiando empreendedores que sejam moradores destes territórios, enquanto São Paulo receberá projetos com potencial de escala nacional, sendo permitida as inscrições de empreendedores de todo o país.

Todo o processo de incubação e aceleração é gratuito para os selecionados e para isso conta com o apoio institucional da Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo. “Nossa função é apoiar empreendedores sociais que tenham projetos com lógicas ou tecnologias inovadoras com alto potencial de ganho de escala para solucionar problemas no país”, ressalta Rogério Oliveira, sócio de Muhammad Yunus e responsável pela gestão da rede Yunus Negócios Sociais no Brasil.

Após o período de incubação ou aceleração, os projetos se habilitam a receber recursos do Fundo de Investimentos do Yunus Negócios Sociais Brasil. O investimento é realizado em forma de um empréstimo a juros abaixo dos praticados pelo mercado, cobrados para cobrir parte dos riscos inerentes ao seu próprio negócio e ao de outros do portfólio da incubadora. Parte do investimento realizado será revertido em equities da empresa.

Confira o cronograma para cada cidade:

São Paulo

  • 17/09 – Encerramento das Inscrições
  • 17/09 a 01/10 – Entrevista com pré-selecionados
  • 03/10 – Divulgação dos Selecionados
  • 18/10 – Integração dos Selecionados
  • 20/10 – Início do processo de Incubação ou Aceleração
  • 07/02/2015 – Yunus Demo Day – Fim do 2º Processo de Incubação

Rio de Janeiro

  • 17/09 – Encerramento das Inscrições
  • 17/09 a 01/10 – Entrevista com Pré-Selecionados
  • 10/10 – Divulgação dos Selecionados
  • 25/10 – Integração entre os Selecionados
  • 27/10 – Início do processo de Incubação ou Aceleração
  • 06/02/2015 – Yunus Demo Day – Fim do processo de Incubação

A organização brasileira é o braço local da Yunus Social Business Global, fundada pelo Nobel da Paz, Muhammad Yunus. Seu objetivo é auxiliar na criação de novos negócios sociais ou no desenvolvimento de iniciativas que já estejam no mercado e desejem receber suporte para acelerar seu crescimento. O primeiro ciclo de incubação e aceleração da Yunus Brasil aconteceu em maio deste ano e auxiliou sete grupos que apresentaram importantes inovações para o desenvolvimento social das comunidades. Conheça os projetos do primeiro ciclo:

Solar Ear: Fornece aparelhos auditivos de baixo custo (R$ 372,00 cada), recarregáveis por energia solar para crianças menores de três anos.

Meu Doutor: O projeto busca resolver o problema de agendamento de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS) ligando, por meio de um site e aplicativo, quem precisa de atendimento a médicos voluntários.

Pé de Feijão: Propõe o cultivo de hortas para facilitar o acesso a alimentos saudáveis, promover educação alimentar, mudança de hábitos e práticas de atividades físicas.

Saneamento Sustentável: Oferece uma solução de baixo custo e de fácil reprodução para resolver o problema de saneamento básico por meio de  venda de privadas com caixas coletoras e coleta residencial; construção de biodigestor; alimentação do biodigestor pelos dejetos; e geração de biogás e energia.

Nossa Cidade: A iniciativa busca levar produtos, métodos, processos ou técnicas criadas para resolver um problema social para prefeituras, escolas, associações, empresas e comunidades de cidades com menos de 50 mil habitantes.

Finanduca: Plataforma interativa, ainda em fase de projeto, usa jogos e competições para ensinar crianças e jovens a gerir o dinheiro.

A Gente Transforma: Projeto liderado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum propõe despertar potenciais coletivos e individuais para a criação de peças de decoração, artesanato e móveis para serem levados para feiras e lojas de decoração e eventos de design internacionais.

Sobre a Yunus Negócios Sociais Brasil – Braço local da Yunus Social Business, a Yunus Brasil iniciou em 2014 o processo de incubação e apoio a empreendedores sociais brasileiros. A Yunus Social Business tem sede em Frankfurt e está presente em sete países: Brasil, Haiti, Albânia, Tunísia, Togo, Colômbia, Índia, com previsão de abertura de uma unidade no México. A inspiração vem do Nobel da Paz Muhammad Yunus, que desenvolveu o modelo de negócios sociais no fim dos anos 70. Em 1983, fundou um banco, o Grameen Bank, que emprestava dinheiro aos pobres de Bangladesh a juros módicos. Em 20 anos, emprestou mais de US$ 13 bilhões a 8,3 milhões de pessoas. Depois disso se envolveu diretamente na criação de mais de 50 outros negócios sociais.

Mais informações: www.yunusnegociossociais.com

Sobre Cécile Petitgand

Cécile Petitgand
Doutoranda em administração na Universidade Paris-Dauphine e na USP, sou apaixonada pelas inovações desenvolvidas pelas organizações que pretendem usar os mecanismos de mercado para resolver grandes problemas sociais e ambientais. Acredito no poder de mudança do empreendedorismo e no grande potencial das novas redes de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *