Início » Incubadoras / Aceleradoras » Você leva uma vida com propósito?

Você leva uma vida com propósito?

Postado por Cécile Petitgand 24 de novembro de 2015 Deixe um comentário

curso-vida-com-propósito-carreira-de-impacto

Fala-se na mídia que a carreira de empreendedor social permite finalmente reunir duas ambições aparentemente irreconciliáveis: transformar o mundo e ganhar dinheiro. Quem montaria um negócio social teria assim a oportunidade de lucrar criando um impacto significativo na sociedade. E daí, será que cada um pode se tornar um empreendedor social de sucesso?

Em 17 de Novembro, participei no Impact Hub da Bela Cintra de um curso organizado pelo Instituto Amani, cujo tema era: ¨Vida com Propósito, Carreira de Impacto¨. As palestrantes Ilaina Rabbat e Julia Melo nos levaram ao longo do caminho transformador do Changemaker para que encontremos o nosso propósito na vida e possamos também iniciar mudanças sociais.

O que é uma vida com propósito?

Eis a primeira pergunta à qual tivemos que responder. Muitos participantes enfatizaram a importância do alinhamento de nossa vida com nossos valores e príncipios para que, cada dia, sintamos que faça sentido continuar levantando da cama.

Uma vida com propósito envolve para mim uma correspondância entre as nossas decisões e ações individuais e o mundo exterior, de tal modo que percebemos que nossos atos criam uma diferença positiva na vida dos outros seres. Desta forma, conseguimos numa carreira só reconciliar ambições individualistas e altruistas.

Como encontrar sua carreira de impacto?

vida-de-impacto

No símbolo do coração encontra-se a chave da realização, contentamento, conforto e satisfação que compõem uma vida que faz realmente sentido para você e para o mundo.

A jornada interna do agente de mudanças

Buscar próposito em nossa vida, porém, é um caminho penoso que integra muitas fases de dúvidas e inseguranças. Cada transformador social em porvenir passa várias vezes por esta jornada interna do agente de mudanças, representada pela seguinte ilustração:

jornada-interna-do-changemaker

E  agora, vamos começar a transformar a nossa vida? Primeiro, o que você pode começar a fazer amanhã para melhorar seu dia a dia? Não se precisa de mudanças radicais para se sentir mais feliz no seu cotidiano, vá progressivamente, escute-se, lembrando sempre este ditado chinês : ¨Não tema avançar devagar, tema só permanecer parado¨.

Sobre Cécile Petitgand

Cécile Petitgand
Doutoranda em administração na Universidade Paris-Dauphine e na USP, sou apaixonada pelas inovações desenvolvidas pelas organizações que pretendem usar os mecanismos de mercado para resolver grandes problemas sociais e ambientais. Acredito no poder de mudança do empreendedorismo e no grande potencial das novas redes de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *