Início » Investimentos de impacto » Project Hub – A ponte entre empreendedores e investidores

Project Hub – A ponte entre empreendedores e investidores

Postado por Cécile Petitgand 17 de novembro de 2015 Deixe um comentário

project-hub-conectando-empreendedores-investidores

O que mais querem os empreendedores sociais de hoje? Ensino ou dinheiro? Tal foi o tema de minha conversa com o fundador e Diretor executivo da Project Hub, Lucas Foster, nesta terça-feira. Lucas acredita que, por mais que sejam importantes as formações de gestão para empreendedores sociais, o que eles mais precisam hoje é de investimento, e de preferência sem contrapartida!

Descubra comigo qual a proposta Project Hub para alavancar a entrada de novos fundos nos projetos criativos do Brasil.

Mais de 3500 projetos sociais cadastrados

Sim, é isso mesmo, foram tantos os projetos sociais cadastrados no banco de dados da Project Hub, que já este número indica a necessidade urgente dos empreendores de financiamentos. O Project Hub propõe-se assim a conectar estes empreendedores com potenciais investidores, que sejam pessoas ou empresas querendo investir em projetos realmente impactantes.

logo-project-hub

 

 

Empreendedores interessados podem cadastrar seu projeto neste link.

Como convencer um investidor?

Os membros do Project Hub vislumbraram uma verdadeira janela de oportunidade ao descobrir que só um terço dos fundos públicos reservados para as Leis de Incentivo são finalmente gastos em projeto sociais e culturais (R$1.2 bilhões de R$3 bilhões).

O que são as Leis de Incentivo? Concretamente, o poder público renuncia cada ano a arrecadar uma quantidade de impostos para destiná-los a projetos sociais e culturais via a participação de pessoas físicas e empresas. Só que custa a elas escolher projetos sociais que sejam seguros e possam trazer um real benefício em termos de imagem corporativa. Daí entra o papel da Project Hub que oferece um serviço de consultoria para estes investidores, ajudando-os a selecionarem projetos sociais (a partir de seu banco de dados) que mais se encaixam na sua visão de impacto.

Como preparar um empreendedor?

Rafaela Cavalcante, gestora de projetos no Project Hub, apresenta o problema assim: ¨Os empreendedores, em geral, não falam a língua dos investidores. Precisam ajustar sua línguagem para atrai-los com argumentos que possam os sensibilizar¨. Preparar os empreendedores criativos e apaixonados por uma causa para receber um investimento, isto é o objectivo principal do Hub.

Após receber um pedido de consultoria por um investidor, os membros do Project Hub apresentam o empreendedor e seu projeto para ele a fim de criar uma boa conexão e um laço de confiança entre eles. Graças à intervenção do Hub, o tempo de conversão entre a demanda do investidor e a realização do aporte no emprendimento chega a ser reduzido de três meses para duas semanas!

E você, o que acha: empreendedores sociais precisam mais do quê, hoje?

Sobre Cécile Petitgand

Cécile Petitgand
Doutoranda em administração na Universidade Paris-Dauphine e na USP, sou apaixonada pelas inovações desenvolvidas pelas organizações que pretendem usar os mecanismos de mercado para resolver grandes problemas sociais e ambientais. Acredito no poder de mudança do empreendedorismo e no grande potencial das novas redes de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *