Início » Impacto social » Lean Data – Medir o impacto social com eficiência e humanismo

Lean Data – Medir o impacto social com eficiência e humanismo

Postado por Cécile Petitgand 3 de dezembro de 2015 Deixe um comentário

lean-data-metodologia-impacto-social

Acumen, organização internacional sem fins lucrativos de apoio ao empreendedorismo social, está oferecendo um curso online e gratuito sobre uma nova metodologia de medição de impacto social. O Lean Data, inspirado da filosofia do Lean Management (Administração Enxuta, em português), promete deixar mais eficiente e humana a avaliação de impacto social para as organizações do terceiro setor e do setor dois e meio. Vamos descobrir em que consiste esta nova proposta?

Príncipios do Lean Data

¨Lean¨ é uma palavra de origem inglesa que traduz uma forma de organizar seus negócios de tal modo que toda perda seja eliminada nos processos de produção e comercialização.

O Lean Data, em oposição ao Big Data (focado na centralização de dados exaustivos sobre um fenômeno), é uma metodologia de coleta de informações visando a economia dos gastos, a rapidez e eficiência. Além disso, basea-se numa visão humanizada da medição de impacto social, propondo que as pessoas atendidas pela organização (clientes como beneficiários) façam plenamente parte do processo de avaliação que as envolve.

Três conceitos principais resumem a proposta do Lean Data:

  • Cuidar do cliente/beneficiário é a prioridade: a medição de impacto social visa primeiramente implementar melhorias e novas soluções que atendam diretamente ao público da organização social;
  • Usar técnologias de baixo custo: as novas técnologias da informação e comunicação permitem trazer mais eficiência ao processo de coleta de informações;
  • Aproveitar feedbacks rápidos e contínuos: os resultados do processo de coleção de dados chegam rápido à organização social que pode executar melhorias no curto prazo.

As promessas do Lean Data

E se a medição de impacto social tivesse como primeiro objetivo melhorar os processos da organização social aproximando-a dos seus clientes e beneficiários?

E se as organizações não coletessem dados de impacto somente para os seus stakeholders para também para os seus membros refletirem sobre sua causa e objetivos?

E se todas as organizações sociais pudessem medir vários aspectos da transformação social que querem gerir sem investir demais tempo e dinheiro?

Passo a Passo do Lean Data

O Lean Data oferece uma metodologia ao alcance de cada um para começar a testar suas hipóteses de mudança social e verificar se sua organização está realmente fazendo uma diferença (por menor que seja) no mundo atual. Veja aqui o passo a passo a seguir, nesta imagem adaptada do curso da Acumen:

lean-data-metodo-passo-a-passo-2

E você, o que achou? Vai usar esta nova metodologia para melhorar o desempenho social de sua organização e envolver mais seu público?

Sobre Cécile Petitgand

Cécile Petitgand
Doutoranda em administração na Universidade Paris-Dauphine e na USP, sou apaixonada pelas inovações desenvolvidas pelas organizações que pretendem usar os mecanismos de mercado para resolver grandes problemas sociais e ambientais. Acredito no poder de mudança do empreendedorismo e no grande potencial das novas redes de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *