Início » Impacto social » Estúdio Umcomum: Design para projetos de impacto social

Estúdio Umcomum: Design para projetos de impacto social

Postado por Cécile Petitgand 23 de outubro de 2015 Deixe um comentário

estudio-um-comum-design

O Umcomum é um estúdio de design cofundado por Camilla Annarumma, Ricardo Yamamoto e Tatiane Nakasone, três designers formados pela FAUSP. O intuito do Estúdio Umcomum é oferecer serviços de design gráfico e design de serviços para projetos que visam a geração de impacto social.

O jovém Estúdio já conta com uma cartela de clientes do terceiro setor e do mundo mais recente dos negócios sociais: 4You2, Brasil 27, Ingajes são alguns deles. Os três designers também colaboram com empresas tradicionais, tendo a certeza do que humanizar o design dos maiores atores também pode gerar impacto!

Design para projetos de impacto

¨Nos negócios sociais, por menores que fossem, a galera sempre quer uma marca, explica a Camilla. O empreendedor social pode não ter um lugar para ficar, um computador para trabalhar, mas quer um site e uma identidade visual! Ele entende o valor da comunicação para conquistar seus clientes, e está disposto a pagar por isso.¨

Os designer do Umcomum montaram uma proposta dupla para atender os projetos de impacto social que não tem bastante recursos para contratar um designer full-time. Para aqueles que têm uma demanda muito precisa em design, o estúdio oferece um serviço adequado, construído em colaboração com o cliente para que participe do processo de criação. Para aqueles que precisam de uma prestação mais integral, incluindo criação de identidade visual, consultoria, etc., o estúdio propõe o pagamento de uma taxa mensal. O designer reserva um banco de horas cada mês para o cliente e se coloca à sua disposição para fazer o que a sua organização precisar em termos de design.

Camilla acredita muito neste segundo modelo que permite gerar um real impacto para o projeto social: ¨Nesse plano mensal, a gente tem um contato muito melhor com o cliente. A gente o encontra pelo menos uma vez por semana, dá palpite, não só de design gráfico, mas também de design de serviços. Falamos para ele: ¨Está entregando este serviço desta maneira, por que se não faz diferente? Não seria melhor assim?¨ Aí chegamos mais perto de uma prestação de design integral, a baixo custo

Design com consciência

O Estúdio Umcomum também pretende romper com o paradigma das agências de design tradicionais que procuram vender seus serviços sem entender as necessidades reais dos seus clientes.

¨Hoje todo mundo fala que se precisa de uma marca e de um site para ter sucesso, ressalta a Camilla, mas não é sempre verdade. Às vezes, algum cliente vem com um pedido de flyer, de cartaz ou de site, e tentamos ver se é realmente o que ele precisa. Pensamos no Mínimo Produto Viável: se o cliente não tem grana, então não tem como montar um grande projeto de marketing e ter risco de errar. O nosso objetivo é tornarmos o parceiro do cliente, ajudando ele a gastar menos mas tendo bons resultados

Os designer do Umcomum acreditam portanto na oferta de serviços de design com consciência. Entendem que existem muitos projetos sociais lindos pelo Brasil, que merecem o melhor serviço de design para ganhar visibilidade. Porém, muitas vezes os seus idealizadores não tem dinheiro para bancar este serviço. O Estúdio chegou para simplificar a prestação de design, adaptando-a às necessidades dos clientes e ao tamanho do seu bolso!

Sobre Cécile Petitgand

Cécile Petitgand
Doutoranda em administração na Universidade Paris-Dauphine e na USP, sou apaixonada pelas inovações desenvolvidas pelas organizações que pretendem usar os mecanismos de mercado para resolver grandes problemas sociais e ambientais. Acredito no poder de mudança do empreendedorismo e no grande potencial das novas redes de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *