Início » Inovação social » O que é a Economia Circular?

O que é a Economia Circular?

Postado por Cécile Petitgand 4 de julho de 2016 Deixe um comentário

economia-circular-o-que-e

O nosso modelo atual de produção e consumo, baseado na lógica do ¨Tomo, uso e jogo fora¨, atingiu seus limites. Cada um pode se dar conta disso: os recursos naturais, que são também nossas reservas de energia, não estão conseguindo dar conta de nossas necessidades crescentes. Mas qual seria a alternativa a este modelo?

A Economia Circular, promovendo o reuso e o reaproveitamento de materiais, componentes e produtos, é uma economia da restauração e da regeneração.

Basea-se num ciclo de desenvolvimento de produtos que otimiza a utilização dos recursos naturais e humanos e busca minimizar os impactos ambientais negativos, fazendo com que as reservas naturais possam se renovar no seu ritmo natural.

 

 

 

Diagrama em borboleta da Economia Circular

A Fundação Ellen Macarthur que financiou até hoje numerosas pesquisas sobre a Economia Circular elaborou uma representação gráfica, conhecida popularmente como o ¨Diagrama em borboleta¨ (Butterfly Diagram), para ilustrar os príncipios centrais deste novo modelo de extração, produção e consumo.

diagrama-economia-circular

Diagrama extraído do site da Fundação Ellen Macarthur

Os três príncipios da Economia Circular

  • Primeiro príncipio: Preservar e otimizar o uso dos recursos naturais controlando os estoques de materiais (finite materials) e equilibrando o uso dos recursos renováveis (renewables).
    Palavras-chaves: Regenerar, reutilizar materiais, passar ao virtual, restaurar
  • Segundo príncipio: Otimizar o rendimento dos recursos usados promovendo a utilização dos produtos, componentes e materiais no seu maior nível de utilidade possível, conforme o estado de avanço mais elevado dos ciclos técnicos e biológicos.
    Palavras-chaves: Regenerar, compartilhar, otimizar, reusar
  • Terceiro príncipio: Aumentar a eficiência do sistema identificando e resolvendo as externalidades negativas.

Re-pensando o progresso

Visualize o vídeo abaixo que foi elaborado pela Fundação ElleMacarthur (legendas em inglês disponíveis), e veja quanto é importante re-pensarmos o nosso sistema de produção para concretizar a Economia Circular.

 

E você, o que achou deste novo modelo? Acredita que possa substituir o modelo atual daqui a algumas décadas?

Sobre Cécile Petitgand

Cécile Petitgand
Doutoranda em administração na Universidade Paris-Dauphine e na USP, sou apaixonada pelas inovações desenvolvidas pelas organizações que pretendem usar os mecanismos de mercado para resolver grandes problemas sociais e ambientais. Acredito no poder de mudança do empreendedorismo e no grande potencial das novas redes de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *