Início » Incubadoras / Aceleradoras » Canvas para Negócios Sociais: Planejar com visão!

Canvas para Negócios Sociais: Planejar com visão!

Postado por Cécile Petitgand 3 de novembro de 2014 Deixe um comentário

Yunus-SP-incubação-1

A segunda reunião da nova turma de aceleração e incubação da Yunus Negócios Sociais aconteceu na última sexta-feira em São Paulo. Se encontraram os representantes de 5 empresas sociais selecionadas pela aceleradora de negócios sociais paulista; cada um superara o difícil desafio de elaborar um plano de negócio na forma de um Canvas para Negócios Sociais.

Eu tive a oportunidade de acompanhar esta etapa central do processo de incubação e descobri com muito interesse modelos de negócio ambiciosos e potencialmente transformadores. Neste post, eu queria apresentar em mais detalhes o que é um Canvas para Negócios Sociais e como este modelo pode ajudar  um empreendedor social a planejar melhor o seu projeto e atingir seus objetivos.

 

O que é o Canvas para Negócios Sociais?

O Canvas para Negócios Sociais é uma variação do modelo original conhecido como o Business Model Canvas, foi elaborado por Alexander Osterwalder para servir de ferramenta de gerenciamento estratégico e ajudar os empreendedores a desenvolverem e esboçarem modelos de negócio novos ou existentes.

O Business Model Canvas para negócios sociais ou tradicionais é basicamente formado de um tabela que, ao ser preenchida, pode ajudar o empreendedor a estruturar melhor seu plano de negócio. O Canvas tem o potencial de vincular recursos, atividades e impactos a fim de gerar sólidas estratégias de mercado suscetíveis de atingir os objetivos pretendidos do negócio, sejam eles meramente econômicos ou de cunho social ou ambiental.

Particularidades do Canvas para Negócios Sociais

O empreendedor social deve identificar o problema social ou ambiental que a sua empresa pretende resolver. Isto é uma etapa imprescindível do planejamento de um negócio social; se não passar por ela, a empresa corre o risco de perder sua relevância social e falhar na sua missão principal.

Canvas-dos-negócios-sociais

Visão: Quais objetivos de largo prazo a empresa social pretende atingir?

Oportunidades: Como pode-se aproveitar o contexto atual para desenvolver este novo negócio? Qual é a hipótese de mudança a raiz do projeto?

Propostas de valor: Que tipo de valor o negócio social pretender criar? Como o empreendedor pensa melhorar a vida das pessoas?

– Stakeholders:

  • Beneficiários e clientes: Para quem está criando valor?
  • Influenciadores: Quem está apoiando o seu negócio?
  • Fornecedores/Contribuidores: Para quem está atraindo recursos?
  • Competidores: Quem está em competição com sua empresa?

– Relacionamentos: Que tipo de relação cada stakeholder queria ter com a empresa? De que tipo de informação eles precisam? Qual seria a frequência das interações com cada tipo de stakeholders?

– Canais: Como os bens e serviços da empresa social devem ser distribuídos? Através de quais canais seus clientes, beneficiários, parceiros e fornecedores podem ser atingidos?

Principais resistências: Quais são as alternativas às atividades do negócio social? Quem está se beneficiando do statu quo? Quais são os potenciais obstáculos a serem enfrentados no curto e largo prazo?

Fontes de recursos: Como os recursos podem ser adquiridos pela empresa? Qual é o valor que os clientes são dispostos a pagar? Eles vão pagar com capital, informação, trabalho ou outros itens? De que outras fontes vem os recursos?

Recursos principais: De quais recursos financeiro, trabalhista, intelectual, natural, social ou físico o empreendedor precisa?

– Atividades principais: Quais principais atividades são requeridas pelas propostas de valor da empresa? Pelos canais de distribuição e de comunicação? Pelas fontes de recursos?

Consequências potenciais: Será que os sistemas social, econômico e ambiental podem ser impactados negativamente pelas atividades da empresa social?

 E você: está pronto para esboçar o Canvas do seu projeto ou negócio social?

 

Nos próximos posts, publicarei mais informações sobre o processo de incubação vivenciado pelas empresas selecionadas pela Yunus Brasil de São Paulo.

Até lá, bons negócios!

Sobre Cécile Petitgand

Cécile Petitgand
Doutoranda em administração na Universidade Paris-Dauphine e na USP, sou apaixonada pelas inovações desenvolvidas pelas organizações que pretendem usar os mecanismos de mercado para resolver grandes problemas sociais e ambientais. Acredito no poder de mudança do empreendedorismo e no grande potencial das novas redes de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *